matriz | de um Agora que se espraia
PT
"Matriz | de um Agora que se espraia" é um projeto processual e experimental. Ramifica-se através de caminhadas onde são coletados objetos que posteriormente são manuseados em estúdio como matrizes de registro. O processo de criação e as possibilidades de apresentação pública diferem a espetacularidade, o consumo e o trabalho; abrem-se aos múltiplos canais da intuição, do descanso e do prazer vital na ação de brincar.
ENG
"Matriz | de um Agora que se espraia" is a procedural and experimental project. It branches out through walks where objects are collected and later handled in the studio as recording matrices. The creation process and the possibilities for public presentation differ from spectacle, consumption, and labor; they open up to the multiple channels of intuition, rest, and the vital pleasure found in the act of play.
Processo I
Residência de criação e pesquisa em Campus Paulo Cunha e Silva, 5 a 25 de Junho de 2023
Processo II
Residência de criação e apresentação pública em Territori Festival (Ibiza) , 15 a 24 de Setembro de 2023
Ação #1 - No lugar Pou De's Lleo, dia 20 às 18h30
Ação 2 - No Lugar Claustro Eivissa, dia 23 às 18h00
Fotografias de: Anita de Austria
Processo III
Residência de criação e apresentação pública em FIDANC (Uma programação de CDCE, Évora)
Com apresentação no dia 30 de Setembro 2023 às 21h30 em Teatro Garcia Resende
Processo IV
Residência de criação e apresentação pública em MIRA - Artes performativas (Porto Campanhã)
Com apresentação no dia 3 de Novembro de 2023 às 19h30
Processo V
Residência de criação e apresentação pública em Casa da Dança - Almada (Lisboa)
De 5 a 9 de Fevereiro de 2024 com apresentação no dia 9 às 18h30
Processo VI
Residência de criação e apresentação pública em Espacio Pulpo / PEPA com curadoria de Analia Beltran I James & Manuel Santiago Ruiz (Palma de Maiorca)
Apresentação no dia 1o de Junho às 19h00
Processo VII
Residência de criação e apresentação pública em Sput&Nik the window (Porto)
Exposição patente de 15 a 28 de Junho
O projeto "Matriz I de um Agora que se espraia" teve início em 5 de junho de 2023 no @campuspcs e, desde então, foi-se desenvolvendo através de @territorifestival, FIDANC/@cdcedance.pt, @mira_artes_performativas, @casadadanca.almada e, mais recentemente, em @pepa_performance.
O projeto consiste no encontro e na recolha de pequenos objetos durante caminhadas, e, em estúdio, esses objetos adquirem forças matrizes de rastro, demarcações, registros e outras possibilidades de diálogos entre si.
Agora, em SPUT&NIK The Window, embora eu não a veja como uma fase conclusiva, percebo-a como um pequeno passo atrás: o que mostro é uma composição dos objetos e algumas de suas consequências. Apresento-os em conferência entre si e, claro, em constante subjetividade no seu modo de estar ali, por enquanto e no meio tempo.